sexta-feira, 4 de março de 2011


Associação Mãos Amigas será fundada nesse sábado


Os portadores de vitiligo e psoríase  formalizam nesse sábado , 05 de março, a associação mãos amigas, que foi idealizada no intuito de esclarecer a sociedade sobre o que são essas doenças e com isso combater o preconceito melhorando a qualidade de vida dos pacientes. A reunião de fundação acontece na sede do Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac) que apoia a causa, onde será empossada a primeira diretoria que foi eleita por aclamação.

Quatro reuniões foram realizadas pelos membros dos grupos, para que os portadores das doenças que não são transmissíveis pudem se conhecer e trocar experiencias. Além disso, foram discutidas durantes os encontros, quais são as ações prioritárias para garantir uma nova condição de vida para essas pessoas. Entre as prioridades destacaram-se acesso a tratamento e medicação e palestras sobre o tema para que eles também possa conhecer mais a respeito do Vitiligo e Psoríase.

Batizada com a nomeação oficial de Associação de Portadores de Vitiligo e Psoríase  Mãos Amigas, a entidade será presidida por  Dôra Ferraz,  que acredita que o principal desafio é vencer o preconceito. Ela defende que falta esclarecimento a sociedade e mais ainda estudos sobre a doença e acrescenta que apenas 2% da população mundial desenvolvem a vitiligo.

“Essa é uma oportunidade que vamos ter de nos conhecermos, de juntos mostrarmos a sociedade que nossa diferença está na pigmentação da pele, mas nós somos todos capazes, não somos deficientes. E vitiligo não é contagioso, não transmite no contato, trata-se de uma doença que surge a partir de um distúrbio emocional”, aponta.

Os encontros contaram com a participação de 30 participantes por encontro, essa mobilização já resultou em algumas conversas com entidades e órgãos que já acenaram positivamente para uma parceria. Governo do Estado também já declarou apoio a causa e medidas serão tomadas para garantir acesso à medicamento e contratação de especialistas para aprofundar o debate a respeito dos temas.

Exemplos de discriminação

São vários os exemplos de discriminação contra os portadores das doenças. Uma aluna da escola Berta Vieira desistiu de ir às aulas porque foi alvo de chacota. Uma passageira portadora do psoríase não consegui embarcar num vôo para Manaus. Um rapaz passou num concurso federal, mas, quando foi chamado, não foi contratado por ser portador de vitiligo. Outro caso é o de uma senhora que foi doar sangue e não conseguiu - ela não era soropositivo nem tem hepatite.
Mais informações acesse: http://vitiligoacre.blogspot.com/ ou ligue 68 99910076.

Nenhum comentário:

Postar um comentário