Hoje fui a uma consulta médica e saí de lá muito feliz. A médica suspendeu parte do meu tratamento contra vitiligo. Sim, eu estava/estou com vitiligo.
Tudo começou no final de 2007. Muito stress, angústia, estava me sentindo como se carregasse o mundo nas costas, então, após ir em vários médicos e deixá-los com a pulga atrás da orelha por não descobrirem o que eu tinha (mesmo tendo feito uma biópsia)… o diagnóstico – vitiligo.
Comecei meu tratamento no dia 25/12/07. Ótimo presente de natal! Um tratamento um bocado chato. Os comprimidos me faziam sentir horas de enjôo, nada de sol, a não ser 30 minutos durante 3 vezes na semana. Pomadas nas manchas 2 vezes ao dia, muito protetor solar durante todo o dia e o mais difícil “no stress”. Este foi o meu tratamento durante 4 meses e alguns dias.
Sinceramente, quis desistir várias vezes. O tratamento mudou completamente a minha rotina semanal, tive que me ajustar às exigências da doeças. Infelizmente, graças ao stress que me permiti viver durante o ano que se passou.
Hoje, ao me liberar dos comprimidos, minha médica disse que eu preciso de uma vez por todas aprender a gerenciar o meu stress e a minha angústia. Disse que todo mundo tem problemas, mas já que eu desenvolvi a doença, tenho que saber gerenciar as situações. E sem dúvida, aposto nessa receita dela.
Infelizmente, durante esses 4 últimos meses, vi dezenas de pessoas com vitiligo. Comecei a pensar sobre o que levaria tanta gente a desenvolver a doença. Tudo bem que alguns devem ter uma herança genética, mas será que são tantos assim?
Do jeito que levamos a vida atualmente, correndo sem parar em busca de conquistas ou pelo menos receber um dinheirinho suado no final do mês, stress e angústia é o que não nos falta. As pessoas, com frequência, andam pelas ruas com olhar de cansaço e desânimo. Cada dia, mais responsabilidades e menos tempo para curtir a vida com tranquilidade. Começo a pensar que, se continuarmos nesse ritmo, vitiligo e diversas doenças que andam de mãos dadas ao nosso atual estilo de vida tomarão conta de nós em pouco tempo.
Gerenciar o stress.. um bom desafio para quem quer evitar sofrimentos futuros!