terça-feira, 15 de março de 2011

Psoríase – uma ilustre desconhecida

A doença é pouco conhecida pela população, mas provoca grande impacto na qualidade de vida das pessoas acometidas.
Manchas e placas avermelhadas na pele com escamas brancas podem ser sintomas da psoríase, uma doença inflamatória crônica que, além de acometer a pele, pode afetar articulações. Muitas vezes confundida com alergias, “a psoríase pode provocar grande impacto na qualidade de vida dos pacientes, afastando-os do trabalho, da escola e de atividades sociais”, comenta o dermatologista Ricardo Romiti.
No Brasil, há cerca de 5 milhões de pacientes com psoríase. A Organização Mundial da Saúde estima que de 1% a 3% de pessoas sofram da doença no mundo. O problema acomete pessoas geneticamente

predispostas e pode ser desencadeada por diferentes fatores tais como: traumas e irritações na pele, quadros infecciosos, estresse, uso de alguns medicamentos, entre outros.
Geralmente, as lesões causadas pela psoríase concentram-se nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e dorso inferior. Porém, elas podem se espalhar por toda a pele, inclusive afetando as unhas. Em casos mais raros, podem afetar também as articulações, caracterizando a artrite psoriásica. “É importante lembrar que a psoríase não é contagiosa. Vale destacar também que, apesar de não existir cura para a doença, é possível controlá-la”, complementa.
Entre as opções de tratamento para os casos mais leves estão os cremes ou as pomadas de uso tópico, geralmente à base de corticoides, derivados de vitamina D, ácido salicílico e alcatrão; os medicamentos orais, como imunossupressores e retinoides, costumam ser utilizados em casos mais graves. Existem ainda os medicamentos biológicos, que são modificadores da resposta biológica. Quando há uma inflamação no organismo, uma espécie de proteína que estimula o processo inflamatório é liberada – o chamado Fator de Necrose Tumoral (TNF). Alguns medicamentos biológicos, como o etanercepte, atuam bloqueando o TNF e interrompem a cascata inflamatória que desencadeia a psoríase.
Não se conhece a causa da psoríase, porém, a hereditariedade está relacionada ao aparecimento da doença – já que em cerca de 30% dos casos, existem portadores de psoríase na família do paciente. Geralmente, não há dificuldades no diagnóstico, que é feito durante consulta com o dermatologista. Segundo o Dr. Romiti, caso haja dúvidas, pode-se realizar uma biopsia com exame histopatológico para confirmar o diagnóstico.
A psoríase tende a acometer igualmente ambos os sexos. A idade de início e os sinais e sintomas da psoríase são praticamente os mesmos entre homens e mulheres. Porém, nas mulheres, as alterações hormonais podem impactar na pele – e também na psoríase – especialmente no período pré-menstrual.
                      
Os diferentes tipos de psoríase
* Psoríase Vulgar – lesões avermelhadas e descamativas acometendo principalmente os joelhos, cotovelos e couro cabeludo. Elas possuem tamanhos variados e são bem delimitadas, tendendo a ter distribuição simétrica pelo corpo.
* Psoríase Invertida – lesões acometendo as dobras da pele, como região axilar, sub-mamária e virilha, nas quais as escamas são mínimas ou mesmo ausentes.
* Psoríase Gutata – pequenas lesões em forma de gotas, que podem aparecer de forma abrupta no tronco, braços e coxas. Relacionadas a processos infecciosos, principalmente de garganta, são mais frequentes em crianças e jovens.
* Psoríase Eritrodérmica – as lesões de psoríase acometem mais de 90% de todo o corpo.
* Psoríase Ungueal – caracterizada por depressões, espessamento e/ou manchas amareladas nas unhas das mãos e pés.
* Artrite Psoriásica – é caracterizada pelo acometimento das articulações pela psoríase. Cursa com inflamação local, dor e, nos casos severos, deformidades das articulações dos membros ou coluna vertebral. A artropatia pode acompanhar a psoríase, ocorrer anteriormente ou mesmo posteriormente ao quadro cutâneo.
* Psoríase Pustulosa – provoca lesões com pus localizadas nas palmas e plantas, ou na forma generalizada, acometendo todo o tegumento. Neste caso pode estar associada a episódios de febre e queda do estado geral.
* Psoríase Palmo-plantar – causa fissuras, espessamento e inflamação das palmas e plantas.
                         
Fonte
Ricardo Romiti – Coordenador do Ambulatório de Psoríase do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Um comentário:

  1. Olá pessoal, tenho psoriase há quase 1 ano, e só descobri do que se tratava há um mês. Pensava que era uma alergia provocada por produtos de limpeza, mas descobri indo ao dermatologista e já havia gasto muito com pomadas e remédios sem resolver o problema. Há uns quinze dias visitei uma tia que me informou ter tido esse problema na família, mas ela resolveu com um remédio simples e barato: MITICOÇAM.
    Eu anotei e comprei também. FOI TIRO E QUEDA! NEM PARECE QUE TIVE TANTAS FERIDAS NOS PÉS E MÃOS E COTOVELOS E COURO CABELUDO.
    ACHO QUE ESTOU CURADA!!! EM DUAS SEMANAS....NEM MANCHAS NA PELE... UM MILAGRE!!!
    Abraços,
    Rosangela - São Gabriel-BA

    ResponderExcluir