quinta-feira, 3 de março de 2011

Portadores de vitiligo vão trazer especialista na doença para Rio Branco

A recém-fundada Associação Mãos Amigas, que aglutina portadores de vitiligo, psoríase, amigos e familiares, em parceira com o Governo do Estado, vai trazer o especialista Roberto Doglia Azambuja para proferir palestra sobre as doenças. “Falta apenas terminarmos de organizar a associação para confirmar a data”, disse um dos membros da entidade, Marcus Vicentti.
Vitiligo
Depois de duas reuniões com mais de 30 portadores, os ativistas definiram uma série de ações para esclarecer a população e atrair mais portadores por integrar a associação. Eles estão confeccionando um material gráfico informativo sobre as doenças. “Há muita desinformação e preconceito”, disse uma das coor-denadoras, Dora Ferraz.
Para a atitvista, a baixa estima e a consequente reclusão dos portadores é o que mais dificulta os trabalhaos da associação. “Temos casos de adolescentes e crianças que são preocupantes. Eles perderam a capacidade de interagir. Isso é ruim para um tratamento cujo o fator emocianado chega a determinar a regressão do vitiligo”, alertou Dora Ferraz, informando que a associação está adquirindo remédios e bloqueadores de sol.      
Vitiligo é uma doença não-contagiosa em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele. Sua causa ainda não é bem compreendida. O estresse físico, emocional, e ansiedade são fatores comuns no desencadeamento ou agravamento da doença. Patologicamente, o vitiligo se caracteriza pela redução no número ou função dos melanócitos, células localizadas na epiderme responsáveis pela produção do pigmento cutâneo, a melanina. A doença pode surgir em qualquer idade, sendo mais comum em duas faixas etárias: 10 a 15 anos e 20 a 40 anos.

 Informações Ligue: 68-84228791

Nenhum comentário:

Postar um comentário